Hoje queria deixar mais uma dica de conteúdo: o canal Road Garage do Filipe Filipec.
Ele viaja muito, mas muito mesmo: Alasca, Atacama, Patagônia… Até a Transamazônica com uma Sporster XR ele já encarou! Olhem só as viagens dele nesse mapa:
Algumas das viagens estão no antigo blog dele (www.roadgarage.com), e o mais bacana são as de 2016 em diante que ele fez em formato Vlog e estão todas no canal dele do Youtube. As viagens estão separadas em playlists, então se quiser acompanhar uma viagem é só entrar lá preparar a pipoca e mandar o Play! A viagem ao Alasca por exemplo tem 100 vídeos.
Fora as viagens o Filipe também manda muito bem com mecânica, fazendo as manutenções e customizações na própria garagem, mostrando tudo no canal com vários vídeos, com dicas de ferramentas de de como fazer você mesmo.
Ah, sigam ele também lá no Instagram, espero que gostem do conteúdo.
Continuando o artigo anterior sobre o Rodeo, vamos falar um pouco mais das atrações do evento.
Logo na entrada ficaram as barracas dos times do Flat track e também diversos expositores. Muito coisa bacana, como o stand da Wings Custom.
Achei muito legal também essas motos no estilo das primeiras HD´s e Indians. Na verdade são praticamente bicicletas com um motor.
Em alguns outros stands podemos ver algumas motos antigas, raridades, sendo que algumas também foram usadas nas competições de Flat track, quem tem uma categoria de motos antigas.
Também não podiam faltar os stands da Harley Davidson, Triumph e Royal Enfield que marcaram presença no evento!
A Lucky Friends, além de organizar o evento, também tem uma linha de peças para motos bem legais, a Lucky Friends Kustom Parts além de roupas, bonés.
Destaque para as suspenções de mola (springer) que são uma opção bem interessante para customização de motos. Já vi algumas motos novas com suspenção desse tipo e o resultado é sempre muito bacana.
As meninas do #elaspilotam também marcaram presença no evento. Pra quem não conhece é um movimento que incentiva as mulheres a pilotarem.
Posso falar sem nenhuma dúvida que o Lucky Friends Rodeo foi um dos eventos de moto mais legais que eu já tive a oportunidade de participar (se não o melhor). O evento foi o pioneiro aqui na no Brasil e é organizado pela Lucky Friends. Atualmente é o maior desse tipo na América Latina. A atração principal é a corrida de Flat track, mas o evento é muito mais que isso. São inúmeras atrações, tatuagem, barbearia, skate, música, Wall of Death, motos customizadas…
A vibe do evento é demais. Todas as tribos curtindo 2 dias insanos com muitas motos, rango de qualidade, cerveja gelada!
O evento acontece em Sorocaba-SP sempre em um fim de semana (sábado e domingo). Eu fui na quarta edição do evento (Outubro de 2019) junto com vários amigos e a equipe B&M Racing Team.
Como fui para o evento como fotógrafo do time B&M, ficava a maior parte do evento na pista, mas nos intervalos tentava dar uma volta para curtir um pouco de tudo que tinha por lá e é claro fotografar muito!
Pelas fotos acho que já dá para ter uma idéia de tudo que rola no evento e de como é bacana. Para o post não ficar gigantesco, vou publicar mais sobre o evento em diversos posts falando um pouco mais de cada uma das atrações que achei mais legais (e que consegui acompanhar).
Pra fechar, um vídeo oficial da edição IV do Rodeo! Espero que gostem!
Construtor e customizador de carros e motos, piloto de moto velocidade, faixa preta de Jiu jitsu, e, ufa… Piloto de Flat track. Esse Pedro Chernicharo não brinca em serviço hein?
Filho de motociclista metalúrgico, apaixonado por carros antigos. Pedro foi criado no mundo dos muscle cars e motocicletas de alta cilindradas. Isso não podia ficar por menos. Aos 22 anos de idade, iniciou seus trabalhos como customizador. Em 2013 ficou em quinto lugar no campeonato brasileiro de moto velocidade.
O Pedro foi o pioneiro do Flat track aqui em Minas e campeão no Rodeo da Lucky Friends em 2018 com essa bela Shovel.
Este ano o Pedro foi um dos pilotos escolhidos para representar o Brasil junto com a liga brasileira de Flat Track na Flat Out Friday em Milwaukee nos Estados Unidos. Infelizmente o evento foi cancelado em cima da hora por conta da pandemia do COVID.
Quem é daqui de BH já deve ter visto por aí uma dass motos customizadas pelo Pedro, ele também costuma expor as motos em eventos aqui na região e também fora, como no salão duas rodas.
Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho do Pedro pode conferir no Instagram dele e também no canal do You tube.
No post anterior, falamos um pouco sobre o Flat Track e como ele vem se popularizando aqui no Brasil.
Ano passado um grupo de amigos resolveu montar uma equipe, o B&M Racing Team. A equipe se classifica como amadora, mas montaram uma pista para treinos perto de Sete Lagoas e conta com 3 motos. Nada mal hein?
A equipe me chamou para ajudar na cobertura fotográfica dos treinos e das competições (fui junto para o Rodeo em Sorocaba no ano passado) e eu não podia deixar uma oportunidade dessas! Os treinos foram sempre bem legais, com vários amigos e familiares, curtindo bastante e também com muitos tombos da turma!
Pedi para o meu amigo Henrique Miyamoto, um dos integrantes do time falar um pouco da equipe, como tudo começou e os planos para o futuro:
“”A equipe amadora de Flat Track B&M Racing Team foi criada por amigos e clientes da B&M Motorcycles, oficina especializada em Harley Davidson que conta com Claudio Bittencourt como proprietário e mecânico chefe.
Tudo começou em 2016, na primeira edição do Rodeo Motorcycles, evento sediado em Sorocaba-SP e organizado pela turma da Lucky Friends. A festa, considerada atualmente como uma das melhores do Brasil e do mundo ligada a kultura kustom, conta com uma corrida de motocicletas Harley Davidson no tradicional circuito Flat Track. A modalidade remete aos primórdios das corridas de motos e a própria história do motociclismo, possuindo quase 100 anos de existência. As primeiras corridas oficiais ocorreram nos Estados Unidos e datam da década de 1920.
Nesse evento em Sorocaba uma turma de amigos de Belo Horizonte ficou extasiada não só com a festa, mas principalmente com a corrida de Flat Track. Nunca haviam visto uma corrida com Harley Davidson, ainda mais com tanta adrenalina e de forma tão rústica. Foram ao evento na segunda edição e voltaram com a ideia de criar uma equipe amadora, formada por amigos, aberta aos demais haleyros, ou não, de Belo Horizonte e região. A ideia era se divertir e difundir o esporte, sem se preocupar com resultados.
Foi no início de 2019 que as coisas começaram a tomar forma, quando esse grupo de amigos pediu o apoio do mecânico Claudio Bittencourt e da B&M Motorcycles, e já no meio do ano a primeira moto começou a ser customizada para a prova. A estreia da equipe aconteceu na quarta edição do Rodeo Motorcycles, em outubro de 2019 e contou com um total de três motos e com Charlim, Andrey e Popó como pilotos. A saída de Belo Horizonte foi um espetáculo a parte, contanto com aproximadamente 20 pessoas, cinco carros e três reboques, levando, além das três motos de corrida, mais três Harley Davidson Shovelhead e uma Softail para exposição. Contamos com aproximadamente de 20 a 30 amigos apoiando a equipe durante o evento, que ajudaram nas mais diversas atividades, desde montagem do stand, transporte das motos, cobertura fotográfica, dentre outras. O primeiro evento da equipe superou as expectativas, principalmente devido a grande participação de uma boa turma de Belo Horizonte, que foi prestigiar e apoiar o time.
Agora, com o país passando por uma série pandemia, a equipe está aguardando o retorno à normalidade para retomar seus treinos e atividades, além da confirmação do calendário da recém criada Liga Brasileira de Flat Track para os anos de 2020 e 2021.“
Pra fechar mais algumas fotos de um dos treinos da equipe na pista de Sete Lagoas. Nos próximos posts vamos falar do Rodeo e da participação da equipe na competição.
Essa modalidade de competição ganhou força aqui no Brasil nos últimos 4 anos, mas nos Estados unidos é bem popular e vem desde 1920.
Basicamente é uma corrida em um circuito oval de terra. As motos (geralmente Sportsters) tem tudo que não é essencial retirado, como os paralamas dianteiros, farol, setas, painel e até o freio dianteiro. As curvas são feitas com o pé esquerdo no chão, e na bota usam um slider de metal (é tipo uma sola lisa) para deslizar melhor.
Temos atualmente dois eventos super legais que fazem parte do circuito oficial do Flat track brasileiro: o Lucky Friends Rodeo em Sorocaba e o BMS em Curitiba. O evento da Lucky friends foi o primeiro desse tipo na América Latina e atualmente é o maior. Ano passado eu fui no Rodeo, e posso dizer que foi simplesmente demais, o evento é insano!
Esse ano eu iria tentar ir no BMS e Rodeo, mas com essa pandemia não sabemos como esses eventos vão ficar, resta esperar para que tudo passe rápido e que eles sejam no máximo adiados.
Nos próximos posts vou falar um pouco de um dos times de Flat track daqui de BH e também do Rodeo. Pra falar um pouco mais do Flat Track ninguém melhor que o Chrys Miranda, do Garage Metallica, que sabe tudo desse assunto e foi um dos pioneiros desse esporte aqui no Brasil.
Provavelmente você já deve ter visto ou ouvido falar deste estilo de moto: Scrambler. São motos que geralmente tem um escapamento mais alto, e encaram uma estrada de terra, uma trilha mais leve, asfalto e cidade. O nome vem do verbo Scramble, que seria algo como subir uma ladeira íngreme usando os pés e as mãos, com dificuldade.
Atualmente algumas marcas vendem Scramblers prontas de fábrica, como a Ducati e Triumph, mas algumas pessoas ainda fazem Scramblers como antigamente, adaptando alguma moto de propósito geral.
O meu amigo Duh @eduardojuniol montou uma a partir de uma Honda Sahara, que ficou muito bacana e é super divertida de pilotar.
Olha a minha cara de felicidade brincando com ela:
O Duh curte meter a mão na massa e já tinha feito um projeto de uma café racer que ele fez de uma CBX450 na garagem do AP dele (essa eu já tinha feito um post aqui no site). Ele também restaurou uma cb500 Four e depois se aventurou na Scrambler.
Pedi pra ele falar um pouco do projeto de construção dela:
Algum tempo, procurando um novo projeto, achei uma oportunidade de uma Sahara, que era do nosso amigo Juquinha @jucabbq, o projeto foi feito em parceria com a oficina Old Biker @oficinaoldbiker, de propriedade do Tininho.
O projeto todo foi realizado durante 10 meses, ficando concluido em Outubro de 2019. Foi um projeto completo, realizado adequação do chassi na parte traseira, elétrica, motor, carburador, rodas, toda a moto foi restaurada de acordo com o design criado pelo Eduardo e Tininho.
A pintura do tanque foi realizada pelo Igor, profissional bem reconhecido no mundo das duas rodas em BH pelas suas pinturas.
E aí? Gostaram do resultado? Curtem esse estilo de moto? Deixem a sua opinião nos comentários abaixo!
Na semana passada fiz algumas fotos dessa Sportster 883 super bacana. Ela vai ser sorteada para levantar grana para um amigo meu.
É uma 883 ano 2013, com um belo guidão seca de 14 polegadas, tanque customizado com emblema da HD, velocímetro realocado, banco solo da 48 e mais alguns detalhes bem legais.
Para participar é só entrar no site nasuagarage.com.br e seguir as instruções.
Além disso a moto vai ser entregue revisada com nossos amigos da oficina Kingstreet, ou seja é só pegar e rodar sem preocupações.
Mais uma moto das antigas que fotografei bem no início do BH Riders. Uma Sportster (com kit de conversão para 1200) do meu amigo Jacaré (Rogério).
Essa moto e uma outra Sportster militar (a da foto abaixo, do Jacaré) foram o pontapé inicial da Kingstreet Kustom, que nem existia na época.
O Jacaré fala um pouco das motos e de como tudo começou:
Essa foto é a verdadeira história da kingstreet. Foi aí que tudo começou. As 2 primeiras motos que fizemos. Antes mesmo de se tornar kingstreet. Daí que veio a vontade de abrir a loja. Muita coisa de lá pra cá mudou. Mas deixo aqui o registro dessa época muito boa. Obrigado ao @nano.brown que acreditou e colocou a moto a disposição como um quadro em branco para essa transformação. E ao meu irmão Rafael Rodrigues que foi o responsável por essa obra aí (A moto militar) a outra é a minha @jacarealbino eu e o @otromundotattoo desenvolvemos e fizemos a pintura. Isso é o início da Kingatreet. Pra quem não conhecia a história. Essa foto foi em frente ao meu estúdio de tatuagem a 6 anos atrás. Tiki tattoo. Muita coisa aconteceu de lá pra cá. Hoje eu voltei a me dedicar a tatuagem e as motos dou apenas uma contribuição sobre estética das mesmas. Agora estão na linha de frente @ronaldocampos83@bernardobelof e @lucas_gomes.244 partindo de um novo começo com novas ideias e perspectivas. Vida longa a KINGSTREET. São vários amigos e parceiros que não caberia aqui mencionar a importância nessa caminhada. Vocês sabem quem são. Compartilhem e façam essa foto e história rodar.
Bom, a Sportster militar fica para outro post, fico por aqui com algumas fotos dessa linda Sportster.
Quando comecei o BH Riders, o tipo de conteúdo que eu mais gostava de fazer era das fotos das motos dos meus amigos. Fotografei muitas motos legais e como estamos todos enfiados dentro de casa por conta dessa pandemia vou resgatar as fotos de algumas motos e irei postando aqui no blog e no Insta.
Uma das primeiras motos que fotografei foi a Backline do meu amigo Thiago (Doc).
A Blackline já saiu de linha e era uma moto que eu gostava bastante estéticamente, mas é uma moto que eu nunca gostei da ciclística. Tive a oportunidade de pilotar 2 dessas, mas achei péssima nas curvas.
Essa moto vinha com a pintura toda preta ou nessa versão da moto do Doc, um flake dourado/amarelo, que eu acho a mais bonita.
Atualmente a moto já está bem diferente, o Doc fez várias alterações nela. Quem sabe quando acabar essa pandemia não fazemos um antes/depois?